quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natal...muito mais do que prendas e o Pai Natal!!

Estamos a chegar ao nosso tão desejado dia...O dia da Festa de Natal. Todos os anos preocupo-me e penso para mim própria "será que sabem estas crianças o verdadeiro significado do Natal?", "O que fazemos faz sentido?". Preocupo-me para que estas crianças, no dia da festinha, subam ao palco com os corações quentinhos de histórias de Natal! 



Encontrei e gostei: 

Artigo da Dr.ª Cláudia Madeira Pereira para a Revista Bebé Culinária, edição de Dezembro de 2010

É Dezembro e o frio característico desta época faz-se sentir! Em algumas cidades a neve cai e os pinheiros são cobertos de neve! Vilas e cidades estão repletas de luz e estrelas resplandecentes pincelam as ruas de brilho e magia! Os mais pequenos ouvem curiosos os mais velhos que lhes contam histórias de Natal e os adultos, esses, trocam entre si peripécias do Natal da sua infância! Junto às padarias e pastelarias sente-se o cheirinho dos Bolos-Rei, aquele aroma quente e doce que faz as delícias de pequenos e graúdos! Cheira a Natal! Pelas ruas e ruelas soltam-se sorrisos, somos brindados com votos de boas festas e convidados a festejar o Natal!
Cenários como estes simbolizam e representam o Natal para a maioria de nós e envolvem adultos e crianças num sentimento repleto de alegria!… O Natal marca uma época especial de celebração do nascimento de Jesus Cristo. Mas será que é isto que torna o Natal tão especial para a maioria de nós e, em particular, para as crianças? Será que as crianças quando pensam no Natal se lembram do seu verdadeiro significado?...
Infelizmente, nos dias de hoje, verificamos que são as férias, os doces e os presentes que mais caracterizam o Natal, especialmente para as crianças.
Fazer frente ao consumismo de Natal  
As vitrinas das lojas recheadas de brinquedos convidam as crianças a entrar e lembram-nas de que ainda não têm, mas vão querer ter, este e aquele fantástico brinquedo neste Natal!
Todos os anos e cada vez mais cedo, os anúncios publicitários a brinquedos multiplicam-se e repetem-se infindavelmente em horário infantil nos mais diversos canais televisivos. Magnificas princesas e bonecas de sonho, fantásticos heróis de banda desenhada, pistas incríveis de carros telecomandados, magnificas casas de sonho de bonecas!… Um mundo infindável de brinquedos…
Mas, o Natal significa muito mais do que receber presentes e, por isso, face à enorme e muito atraente campanha publicitária aos brinquedos torna-se necessário vigiar a exposição das crianças aos anúncios televisivos. É ainda importante que os pais expliquem aos seus filhos que não é possível comprar todos os brinquedos que passam na televisão e que nesta quadra “dar” é mais importante do que “receber”…
Comprar todos os brinquedos que as crianças desejam constitui para muitos pais uma forma de compensar o pouco tempo que passam diariamente com os filhos, no entanto, isto pode ter consequências negativas. Uma criança que está habitada a ter tudo o que deseja apresenta geralmente uma maior dificuldade em lidar com as frustrações do dia-a-dia (podendo esta dificuldade manter-se, mais tarde, na idade adulta). Desta forma, o mais saudável para a criança é que haja bom senso da parte dos adultos que lhe oferecem presentes. É importante não dar tudo o que a criança pede, mas também não recusar todos os seus desejos. A criança tem direito a receber dois ou três brinquedos de que gosta e que valoriza.  
Para além das crianças, também os pais podem ser influenciados pela publicidade aos brinquedos, podendo cair na tentação de querer dar aos seus filhos os melhores presentes, os presentes mais caros e os presentes mais fantásticos… Porém, importa lembrar que, embora as crianças recebam geralmente uma extensa panóplia de presentes, acabam por escolher apenas um ou dois para brincar e, não são raras as vezes, em que os brinquedos eleitos são os mais simples e os menos dispendiosos do conjunto de brinquedos com que foram presenteadas.
Se os pais deixarem que o consumismo natalício domine o seu comportamento nesta quadra, é provável que as crianças interiorizarem esses mesmos comportamentos. No entanto, o Natal não se resume a presentes e é fundamental que as crianças percebam que esta quadra representa muito mais do que isso. Envolver as crianças no verdadeiro significado do Natal é uma excelente forma de lhes incutir o verdadeiro espírito desta quadra.

Sem comentários:

Enviar um comentário